Vladimir Kush

Vladimir KUSH, Ripples on the Ocean, (Ondulações no Oceano)

Rumi

A vela do navio do ser humano é a fé.
Quando há uma vela, o vento pode levá-lo
A um lugar após outro de poder e maravilha.
Sem vela, todas as palavras são ventos.

Jalāl-ad-Dīn Muhammad RUMI




segunda-feira, 30 de novembro de 2009

халва

Descobri a halva (julgo que se lê kalvá) há alguns anos, numa loja russa em Liège, na Bélgica. A senhora da loja quase não falava francês e eu não falo russo. Fiquei surpreendida com o aspecto deste alimento e julguei que fosse necessário cozinhá-lo de algum modo mas a senhora disse-me que não, que era para comer assim mesmo e eu experimentei. É doce e tem uma consistência única, tal como é único o seu aspecto.

Ultimamente surgiram lojas russas também em Portugal. Fiz a surpresa de levar halva para a sobremesa, num jantar em casa de uma amiga, e a cara que os filhos dela fizeram quando a viram fez-nos rir com muito gosto! É cinzenta e mais ou menos do tamanho de um pão de forma mas não é necessário comprar inteira, compra-se a quantidade que se quer. Também há em caixas de plástico, mas gosto mais desta a vulso.

5 comentários:

T disse...

É feita de quê? Tenho uma Loja Russa ao pé de mim e talvez experimente.

almariada disse...

Olá T,

Julgo que é feita de sementes de girassol e açúcar. Se experimentar diga-me qualquer coisa!

Um abraço

WOLKENGEDANKEN disse...

Eu conheco algo chamado Halva, é um doce do Meio Oriente. Existe tanto no Egipto como na Turquia. E é uma verdadeira bomba de calorias :)) Mas nem faco a minima ideia de que esta feito. Ah, e é muuuuito bom para quem gosta de doces, claro ....

almariada disse...

Wolkengedanken, e não tem a mesma cor nem o mesmo aspecto, pois não?

Anónimo disse...

Lembro-me tanto de comer disso quando era mais pequeno (sou ucraniano),e para ser sincero,também não me vi atraido pelo aspeto ao início,mas depois de provar..é uma delícia.Por acaso tenho uma loja russa aqui perto de mim,mas o que eles pedem por isso é um pouco exagerado,na minha opinião,por isso,quando me apetece comer algo caro,vou comprar um Toblerone,ou manteiga de amendoim