Vladimir Kush

Vladimir KUSH, Ripples on the Ocean, (Ondulações no Oceano)

Rumi

A vela do navio do ser humano é a fé.
Quando há uma vela, o vento pode levá-lo
A um lugar após outro de poder e maravilha.
Sem vela, todas as palavras são ventos.

Jalāl-ad-Dīn Muhammad RUMI




sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Os machos dominantes são muito susceptíveis

O livro "No Reino do Urso Polar" é a tradução portuguesa de "Kingdom of the Ice Bear" publicado em 1985 por Hugh Miles e Mike Salisbury, na sequência de dois anos de filmagens para a realização de três programas para televisão, sobre a vida selvagem no Ártico. É um livro notável sob muitos pontos de vista.

A partir da pág 177 descrevem-nos as tentativas de filmar bois almiscarados a lutar pelas fêmeas: eles carregam um sobre o outro de uma distância de 60 metros até chocarem de cabeça, fazendo ressoar os espessos cornos e os crâneos, uma e outra vez, até um deles se afastar. Isto acontece em meados de Agosto, no breve período em que o gelo dá lugar à erva. Para desespero de Hugh e Mike todos os animais que encontravam estavam a pastar tranquilamente. Anne Gunn, bióloga da vida selvagem, grande conhecedora de bois almiscarados, explicou-lhes o ciclo das lutas:

"As condições climáticas são a influência natural dominante sobre as populações de bois almiscarados. Invernos e Primaveras muito severos afectam não só o número de crias nascidas mas também o número de adultos que chegam ao Verão. (...) Os machos dominantes são particularmente susceptíveis pois, se são em grande número nesta altura do ano (período do cio), o nível de agressões por causa das fêmeas, é muito elevado. A actividade sexual e as lutas deixam-lhes muito pouco tempo livre para se alimentarem."

Isto é: os machos que se envolvem em lutas não se alimentam o suficiente e são os primeiros a morrer, se o Inverno for muito prolongado. No ano seguinte há tão poucos machos que não há lutas.

4 comentários:

WOLKENGEDANKEN disse...

A minha compaixao pelos coitados que nao tem tempo para se alimentar por causa das lutas é limitada :))

almariada disse...

Esta história fez-me pensar nos exércitos de Napoleão e Hitler derrotados pelo inverno russo... :) Os bois almiscarados e os homens têm muito em comum... :)

WOLKENGEDANKEN disse...

So que os bois almiscarados nao tem alternativa, teem que seguir os seus instintos. Pelo menos alguns soldados e muitos altos oficiais de Hitler e muito mais de Napoleao poderiam ter escolhido nao ir....... Mas, enfim, sempre e facil falar e analizar os comportamentos dos outros ....

Aurora disse...

sabiam que há cervos almiscarados, ratazanas almiscaradas, patos almiscarados, flores almiscaradas e até madeiras almiscaradas?

o almíscar é um perfume e todos estes seres de que falei possuem glândulas que produzem essa substância!

sempre foi muito utilizada na perfumaria porque tem capacidades incríveis de perfume, pois uma só grama pode perfumar não sei quantos metros cúbicos!! tem a propriedade de fixar os cheiros.

por causa disso quase extinguiram o cervo almiscarado, o seu almíscar sempre foi conseiderado o mais precioso. no sec. XIX foi inventado o almíscar sintético, o que impediu a extinção do cervo almiscarado.

Almíscar em inglês diz-se.... MUSK!

já o cheiraram? :)