Vladimir Kush

Vladimir KUSH, Ripples on the Ocean, (Ondulações no Oceano)

Rumi

A vela do navio do ser humano é a fé.
Quando há uma vela, o vento pode levá-lo
A um lugar após outro de poder e maravilha.
Sem vela, todas as palavras são ventos.

Jalāl-ad-Dīn Muhammad RUMI




terça-feira, 11 de novembro de 2008

O que é o infinito?

Algumas respostas de alunas e alunos de uma escola secundária:

"o infinito não sei, porque o infinito ainda não acabou"

"é um fim que nunca acaba"

"todas as coisas têm o seu infinito"

"o infinito é uma coisa maravilhosa!"

"gosto de pensar no infinito; fico deslumbrada ao achar que é impossível"

"é mais ou menos um pesadelo, é um grande monte de perguntas para nós humanos: eu acho que as pessoas não devem pensar no infinito porque ficamos todos embrulhados"

"uma imensidão cada vez mais complicada"

"uma indeterminação usada em grandes quantidades"

"o infinito é um sempre, sempre, sempre"

"é sempre a andar, sempre a andar, sem nunca se cansar mas sem nunca lá chegar"

Teresa Vergani, O ZERO E OS INFINITOS, uma experiência de antropologia cognitiva e educação matemática intercultural, p. 35 a 41, Editorial Minerva, Lisboa, 1991

7 comentários:

Demoníaca disse...

É tão lindo ser criança...
Lindo!

QZ disse...

Este ano ainda não dei com grandes asneiras. Ainda! (porque elas vêm mais cedo ou mais tarde).
Algumas dessas respostas são uma delícia.

almariada disse...

olá demoníaca e luce!

Acho estas definições de infinto maravilhosas.

almariada disse...

Só para esclarecer: estas frases são respostas de alunas e alunos ao pedido "Descreve por palavras tuas o que é o infinito"

Nivaldete disse...

Gostei muito de ter descoberto esses dizeres registrados por Teresa Vergani, a quem muito admiro. Ela é autora de um belíssimo livro de poemas: Rigor e Água. Conheci-a aqui, no Brasil. É uma pessoa muito especial. Um abraço.

almariada disse...

Um abraço, Nivaldete!

Este livro nem é meu, mas tenho-o comigo, emprestado há muito tempo, porque continuo a procurar e encontrar lá coisas interessantes.

almariada disse...

Andei à procura do livro "Rigor e Água" de Teresa Vergani e não parece fácil de encontrar.. Não queres fazer um "post" com um deles? :)

Fiquei com curiosidade...

Um abraço