Vladimir Kush

Vladimir KUSH, Ripples on the Ocean, (Ondulações no Oceano)

Rumi

A vela do navio do ser humano é a fé.
Quando há uma vela, o vento pode levá-lo
A um lugar após outro de poder e maravilha.
Sem vela, todas as palavras são ventos.

Jalāl-ad-Dīn Muhammad RUMI




sexta-feira, 7 de novembro de 2008

"Gaki"

Em Thimphu, a capital do Butão (Terra do Dragão), o novo rei, Jigme Khesar Namgyel Wangchuck, de 28 anos, recebeu ontem a coroa das mãos do seu pai Jigme Singye Wangchuck, de 52 anos, que criou em 1972, e tem aplicado desde então, o índice de avaliação da Felicidade Interna Bruta (FIB).

A FIB contempla nove dimensões: bom padrão de vida económica; bom governo; educação de qualidade; saúde; vitalidade comunitária; protecção ambiental; acesso à cultura; gestão equilibrada do tempo e bem estar psicológico.

Os bons resultados no Butão chamaram a atenção da Organização das Nações Unidas (ONU) que estuda a aplicação prática de uma versão internacional da FIB como alternativa ao Produto Interno Bruto (PIB) que é um índice que não avalia os custos ambientais, sociais e psicológicos da produção económica.

O Butão é um dos poucos países asiáticos que nunca foram colonizados.

Em butanês (dzongkha), felicidade diz-se “gaki”.

4 comentários:

Heduardo Kiesse disse...

lugar este de sabedoria e inteligencia - vir aqui é apreender...


beijão fraterno!

almariada disse...

:) Muito obrigada!

Senti-me corar! :)

beijão fraterno para ti também!

QZ disse...

Já conhecia essa do FIB. Pena que os governantes continuem a pensar em PIB e que as pessoas em geral ainda pensem que o dinheiro lhes traz felicidade.

almariada disse...

Pois é Luce, acho excelente que o FIB esteja a ser levado em consideração. Pode ser que a crise financeira ajude a pensar noutros valores.