Vladimir Kush

Vladimir KUSH, Ripples on the Ocean, (Ondulações no Oceano)

Rumi

A vela do navio do ser humano é a fé.
Quando há uma vela, o vento pode levá-lo
A um lugar após outro de poder e maravilha.
Sem vela, todas as palavras são ventos.

Jalāl-ad-Dīn Muhammad RUMI




quarta-feira, 3 de setembro de 2008

"Supõe que tu e eu discutimos"

"Supõe que tu e eu discutimos. Se tu ganhas e eu perco, quer dizer que, na verdade, tu estás certo e eu errado? E se eu ganho e tu perdes, quer dizer que eu estou certo e tu errado? Estamos em parte certos e em parte errados? Estamos ambos completamente certos e completamente errados? Se tu e eu não conseguimos ver a verdade, muito menos os outros a conseguirão ver."
*
Chuang Tse, Capítulos Interiores, p. 36, Estampa, Lisboa, 1992
*
Chuang Tse terá vivido entre o séc. III e IV a. C. Um dos seus textos mais famosos é "A felicidade dos peixes".

6 comentários:

Liudmila disse...

I tryed to translate your post. Think, I understood the sense. I like Chuang-tse always much...

almariada disse...

Thank you so much Liudmila! :)

The portuguese text is a translation and I found the original english text in amazon:

"Suppose you and I argue. If you win and I loose, are you indeed right and I wrong? And if I win and you loose, am I right and you wrong? Are we both partly right and partly wrong? Are we both all right or both all wrong? If you and I cannot see the truth, other people will find it even harder."

http://www.amazon.com/gp/reader/1602371172/ref=sib_dp_srch_pop?v=search-inside&keywords=discussion&go.x=9&go.y=13

WOLKENGEDANKEN disse...

Hmmmmmmm !! :)

QZ disse...

Talvez seja como a questão do copo meio cheio ou meio vazio :)

almariada disse...

Wolkengedanken,
que queres dizer com esse hmmmmmm tão comprido? :)

e, sim, Luce, acho que tens razão! :)

A história do copo fez-me lembrar uma história Zen em que dois monges discutem porque um diz que as bandeiras se agitam e o outro que é o vento que agita as bandeiras. Procuram então o mestre que responde: "são os vossos espíritos que se agitam".

E também me lembrei de uma outra história de Nassrudin em que ele é juíz e depois de ouvir uma das partes diz: "Acho que tens razão." Ao que a sua mulher (nesta ele é casado :) comenta: "Não podes dizer isso sem ouvir a outra parte!" Nassrudin ouve então a outra parte e diz: "Acho que tens razão!" A mulher fica indignada: "Mas não podem ter ambos razão!" Ao que Nassrudin responde: "Acho que tens razão!" ;)

WOLKENGEDANKEN disse...

Queria dizer - rapidamente porque nao tinha tempo nenhum - que gosto :)))

Nao estou segura, mas acho que é Oscar Wilde que disse " Pode-se falar duma verdadeira tragedia quando todos os "participantes" tem razao sob o seu ponto de vista " E ao pensar bem constata-se que quase cempre todos tem razao sob o seu ponto de vista. Se compartilhamos o ponto de vista é outro tema.